segunda-feira, 2 de junho de 2014

I Encontro Interestadual de História: Acre e Rondônia"Fronteiras amazônicas: Vivências, representações e conhecimentos"


site: http://eventoacrerondonia.wix.com/encontrodehistoria


Entre os dias 15 e 19 de setembro de 2014, ocorrerá o I Encontro Interestadual de História: Acre e Rondônia, II Encontro Estadual de História da ANPUH-RO e I Encontro Estadual de História da ANPUH-AC e  será realizado na Universidade Federal do Acre, instituição federal de ensino superior com adequada infraestrutura e logística acadêmica para comportar o referido evento.
            A cada dois anos, as Associações estaduais de Histórias, vinculadas à ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE HISTÓRIA (ANPUH), realizam os seus encontros regionais, que estão entre os mais importantes eventos da área de História realizados bienalmente nas universidades brasileiras. Suas reuniões bienais atraem grande número de profissionais de História e de outras Ciências Humanas, de alunos de graduação e de pós-graduação de instituições públicas e privadas.Visando aproximar e compartilhar das experiências vivenciadas por pesquisadores, profissionais de ensino e estudantes que atuam na fronteira da Amazônia Sul-Ocidental, as seções regionais das ANPUH’S de Acre e Rondônia, juntamente com os cursos de História das Universidades Federais do Acre e Rondônia resolveram juntar esforços para debater e refletir durante o evento acerca de questões e inquietações comuns.  
        A temática do Encontro será Fronteiras amazônicas: vivências, representações e conhecimentos, escolhida em função da necessidade, cada dia mais evidente da academia estabelecer formas de diálogo com a sociedade e aspectos ligados às problemáticas locais de uma região fronteiriça onde três países (Brasil, Bolívia e Peru) compartilham de vivencias e questões semelhantes. Também neste sentido serão abordadas reflexões sobre as fronteiras culturais, étnicas e também a dinâmica das fronteiras do conhecimento. Portanto, todo o evento está sendo pensado no sentido de favorecer reflexões, propostas e tomadas de decisões que evidenciem ações na formação dos profissionais de História e outras Ciências para suas atuações nesse espaço amazônico de múltiplas dimensões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANPUH Acre agradece seu comentário.